Crítica | Agora e para sempre


Se você leu ou assistiu A culpa é das estrelas, Um amor para recordar ou até mesmo Uma prova de amor, e gostou então o filme que vou está falando, é para você. Mas caso você não goste ou nunca tenha ouvido falar de nada que eu citei, venha conhecer Agora e para sempre, um filme único que vai arrancar muitos suspiros e claro, lágrimas.


O filme foi lançado em 2012, baseado no livro “Antes de Morrer” de Jenny Downham e vai contar a vida de Tessa (Dakota Fanning), uma adolescente de 17 anos que sofre de leucemia em estágio terminal. A garota fez uma lista de tudo aquilo que qualquer jovem de sua idade já fez, mas ela ainda não, então Tessa pretende fazer tudo antes de morrer. Nesta lista inclui desde de a garota perder a virgindade até furtar algum objeto de uma loja. Porém aquela vida sem sentido e monótona de Tessa muda, ao conhecer seu novo vizinho, Adam (Jeremy Irvine), que aparenta ser o salvador da garota e que pode ser o único a ajudá-la a resolver os seus problemas. É como se tivesse faltando algo na vida de Tessa e que ela não conseguiria descrever o que era e nem sabia que existia, mas com a chegada de Adam, a sua vida acabou ganhando sentido e a garota se entrega totalmente a essa relação.



O filme é parecido com “Um amor para recordar”, contado a história de uma garota que está com doença terminal e resolve fazer uma lista de desejos e realizar todos, antes de morrer e no meio do percurso acaba se apaixonando. Quando eu assisti o filme, fiquei meio inquieto, pois já imaginava a história toda, devida a semelhança com o filme citado a cima. Porém ao desenrolar do filme, o longa acaba me convencendo que estou enganado e mostrando todo o seu potencial. Em Agora e para sempre, o filme não vai mostrar apenas Tessa, mas também trás a vida dos outros personagens e de como eles enfrentam todas as situações. Os sentimentos são passados com toda sinceridade que é possível, a dor no olhar, as palavras que machucam, os dramas. Este filme não tem a intenção de mostrar que o amor pode salvar vidas, nem que o humor do protagonista é o que deixa ele forte, aqueles elementos tão clichês que todo mundo já espera, mas pelo contrário, aqui nos é revelado à fragilidade, os medos e as dores sentidas por cada um, conseguindo trazer mais emoção a cada cena, pelo simples fato de serem honesto.


O roteiro é interessante, não mostra apenas a vida de Tessa, mas paralelamente é relatado o quanto a doença e os seus atos podem afetar as pessoas que a cercam. Adam que não prefere falar sobre suas conquistas por medo de parecer superior ou até mesmo por medo de machucar a garota, ao demonstrar que ele tem uma vida além dela. Sua mãe que nunca soube lidar com a situação que a filha está passando, e seu pai fazendo o papel de ambos e sendo protetor, que enxerga a criança que ainda existe nela. Cada detalhe que foi dado ao filme, faz tudo parecer mais real e sincero. Neste filme Dakota Fanning, provou todo o seu talento como atriz, se entregou totalmente a personagem, e com certeza deixou o filme mais verdadeiro.


Mesmo o filme tendo pontos diferentes dos outros filmes que falam sobre essa trama, ele não conseguiu fugir de alguns clichês. Mas “Now is good” é tudo tão belo e convincente, que vai ganhando a empatia de qualquer pessoa que assista. O roteiro fez um trabalho lento, nos conquistando com a história de Tessa, trabalhando com as emoções do público, conquistando o coração com cada detalhe e diálogo, e nos destruindo aos poucos, até que em seu final só reste apenas lágrimas. Um filme bem sensível, e bem trabalhado, sabendo trazer humor quando deve e inserindo emoção na hora certa, tudo na medida certa, nada sendo exagerado. O filme não é para todo tipo de público, mas eu recomendo, quem sabe ele possa lhe conquistar e você acabe se apaixonando pela incrível história de Tessa.


“Momentos…nossa vida é uma série de momentos. Cada um…uma viagem para o fim. Desapegue. Desapegue-se de tudo.”

Ficha Técnica

Título: Agora e para sempre
Título Original: Now is Good
Diretor: Ol Parker
Roteiro: Ol Parker, Jenny Downham
País de Origem: EUA
Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2013
Sinopse: Tessa, é uma adolescente de 17 anos apaixonada pela vida. Diagnosticada com uma doença terminal, ela decide fazer bom uso de cada momento fazendo uma lista de coisas que uma adolescente normal iria experimentar. Com a ajuda de uma amiga, ela começa a pôr em prática os itens da lista e, enquanto seus pais e seu irmão lidam com o medo de perdê-la de suas próprias maneiras, Tessa passa a explorar um mundo novo e viver cada dia o mais intensamente possível. No entremeio, a garota se apaixona por Adam, seu novo vizinho, item que não estava na lista mas que se prova a mais revigorante experiência de todas.


Assista ao Trailer:


12 comentários :

  1. Olá!
    Ainda não assisti Agora e para sempre, mas quero muito.
    Só o fato de você ter citado na crítica dois filmes que eu amo Como eu era antes de você e Um amor para recordar, já me desperta curiosidade.
    Saber que o foco não fica somente na protagonista, mas mostra também como os outros personagens lidam com tudo, faz eu me interessar ainda mais.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já faz um tempo que assisti e simplesmente adorei os temas que o filme aborda. É bastante comovente e retrata do drama da família como um todo acerca da doença de Tessa.
    Preciso assistir novamente!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, como vai?
    Marco tu acredita que eu não tive oportunidade de assistir esse filme? Sempre quando posso e tenho tempo fico enrolando e assisto outros, prometo assistir hein ahauahauhua além do mais adorei saber a sua crítica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Engraçado...eu não conhecia esse filme. E olha que adoro filmes que me fazem chorar litros, com muuuita gente doente e por ai vai...esse vou assistir logo, pois amei A culpa é das estrelas e Um amor para recordar.
    Gostei da dica!!!
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Marco, adorei a sua resenha analítica, uma preciosidade! Não conhecia o livro e nem o filme e confesso que apesar de não gostar de histórias tristes que tendem a me fazer sofrer e ficar triste, por sua resenha, fiquei com vontade de assistir ao filme que traz uma série de questionamentos e afirmações verdadeiras, com o fato de que a doença de um ente querido afeta diretamente todos.
    Então mesmo sabendo que terei meu coração conquistado conforme o seu texto para depois ser destruído. (risos) “conquistando o coração com cada detalhe e diálogo, e nos destruindo aos poucos...”

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Você citou inicialmente três filmes que me marcaram muito e apesar de eu ter comprado Agora e Para Sempre, ainda não assisti. Eu não sabia que ele era baseado no livro Antes de Morrer, que já pensei em começar a ler, mas deixei para um outro momento, já que estou tendo dificuldade para ler histórias tristes. Apesar de gostar muito da sua opinião a respeito do filme, vou deixar para assistir quando estiver preparada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Sempre vejo comentários positivos sobre esse filme. E já quero, mas e o medo de me acabar de chorar? Ai hahaha.
    Deve ser uma história linda de acompanhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse ano uma crítica desse mesmo filme e confesso que fiquei muito curiosa para assistir, mas acabei esquecendo. Agora lendo a sua relembrei! hahaha Eu gostei bastante da trama, gosto de filmes dramáticos, e gosto muito da atuação da Dakota. Esse ano eu assisto o filme!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu assisti esse filme tem muito tempo e adorei. A história é bem emocionante e chorei horrores.
    Eu gosto da atuação da Dakota, sempre me deixando muito satisfeita com suas cenas. É um filme que vale a pena assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Quando você citou com quais histórias o filme se parece, esse já entrou definitivamente para minha lista de filmes para assistir. Adoro filmes que envolvam paixões repentinas, principalmente "desafios" para a vida. Adorei os trechos que você escolheu para colocar no post. Se tem drama familiar e pessoal, é o meu tipo de filme! Tomara que me arranque lágrimas, afinal, se não for assim não tem graça!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu assisti tem um tempinho esse filme e confesso que ele me marcou bastantes. Alguns pontos citados por você me fizeram relembrar muito dele e ter vontade de revê-los. Gosto de filme assim, que nos tocam e que nos bagunça.
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Marco eu não conhecia esse filme mas me interessei em assistir principalmente por sua resenha. Antes mesmo de vc apontar as semelhanças já tinha identificado um pouco de "Um amor para recordar" nele, mas pelo que entendi esse =filme se mostra ainda mais profundo do que o citado. Vou conhecer, se vc não me convencesse pela resenha eu veria só por causa do Jeremy

    ResponderExcluir

Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates