Header Ads

Resenha | A Seleção, de Kiera Cass

Depois de receber tantos spoliers – o que não é nada legal – e várias críticas dos meus amigos por nunca ter lido A Seleção, hoje eu posso ser um garoto feliz e dizer que eu li o primeiro livro da série e que eu simplesmente amei tudo, desde os detalhes mais simples até aqueles personagens com menos destaque. Eu não sei do porque eu ter demorado tanto para começar a leitura, talvez porque eu quisesse terminar outras sagas e outros momentos eu estava de ressaca literária, que acabavam não me permitindo ler essa série, mas o primeiro livro foi tão incrível, que pretendo ainda esse mês começar a ler A Elite, o segundo livro da série.



Kiera Cass, escreve uma distopia que se passa no futuro, onde não existe mais Estados Unidos, mas sim Illéa. Este país é divido em oito castas, sendo a casta Um a mais rica, e a Oito a mais pobre. A personagem principal é America Singer que pertence à casta Cinco, onde todos tem que trabalhar com algo que envolva arte – pintura, escultura, música e etc –, e as pessoas não são tão pobres como as que moram na casta Oito, mas possuem certas limitações. A garota mesmo passando por algumas dificuldades, não tendo uma vida de luxo e tendo sua alimentação contada, ela é bem feliz, e o motivo principal é seu romance com Aspen, que pertence à casta Seis. O namoro deles é escondido, pois a mãe da America, não aceitaria que sua filha namorasse, muito menos pensasse em se casar com alguém de casta inferior do que a sua, ela queria para America o melhor, queria sua filha casasse no mínimo com uma pessoa de casta Quatro.


Em um determinado dia, America e outras garotas de todo o país, recebem uma carta para participar da Seleção. Que seria um “reality show“, que selecionariam 35 garotas – tendo pelo menos uma representante de cada casta – para uma competição que escolherá a futura esposa de Maxon e a próxima rainha de Illéa. America nunca quis participar, mas com a pressão de sua mãe e o pedido de Aspen, ela acabou se inscrevendo e tentando a sorte. Milhões de garotas querendo participar da Seleção, America era a única que não gostaria de ser chamada, mas que acabou tendo seu nome escolhido para participar do reality, e nesse momento sua família pulou de alegria, ao saber que America poderia ser a futura rainha de Illéa, mas isso acabou afetando seu relacionamento com Aspen. Depois de chamada, Singer passou por alguns exames médicos e esclarecido que a cada semana que ela passasse na Seleção, a sua família receberia uma quantidade de dinheiro. Oportunidade perfeita para America ajudar a sua família, além de fugir da sua desilusão amorosa que estava passando no momento.

"Mãe, mesmo que eu quisesse ser rainha, e não quero com todas as minhas forças, milhares de outras meninas da província vão entrar nesse troço. Milhares. E, se por acaso eu for sorteada, ainda teria que competir com outras trinta e quatro, todas certamente mais sedutoras do que eu jamais conseguiria fingir ser."

Além desse lado romântico do livro, Kiera também apresenta um livro com conteúdo político, pois em alguns momentos do primeiro livro, o castelo é atacado por rebeldes, mas que os leitores não sabem o motivo desse ataque, deixando uma interrogação no ar. Também temos a discussão social, em que algumas garotas de castas mais ricas, humilham as de castas mais pobres. Ou seja, envolve toda uma crítica social, o que deixa a história mais interessante e incrível de se ler.
Deitada no colchão deformado, eu passava e repassava a Seleção na cabeça. Acho que tinha suas vantagens. Seria legal comer bem, pelo menos por uns dias. E não havia razão para eu me preocupar: eu não me apaixonaria pelo príncipe Maxon. Pelo que vi no Jornal Oficial de Illéa, nem ia gostar do cara.

A escrita de Kiera é ótima, America é o ponto forte em toda a história. Uma personagem forte, humilde, inteligente, altruísta e determinada. A escritora conseguiu criar uma ótima trama, com uma pintada de comédia, e é claro, aquele romance que deixa qualquer leitor bobo. A Seleção é um livro apaixonante, que apresenta descobertas e algumas lições que devem ser aprendidas. E o que dizer sobre essa edição? Toda vez que eu olho para capa do livro, eu acabo me apaixonando de novo. Fora que, as letras estão em um tamanho ótimo e são páginas amarelas, o que deixa a leitura mais agradável possível. Enfim, como puderam perceber, eu só tenho amores e elogios por esse livro, e quero fazer o máximo de pessoas se apaixonarem por America Singer.


"Ele deixou escapar um suspiro. Com a cabeça em seu peito, pude finalmente ouvir as batidas de seu coração através do paletó. Pareciam aceleradas. Sua mão, delicada como sempre, acariciava minha bochecha. Ao olhar nos seus olhos, percebi que um sentimento inominável crescia entre nós."

Nota:

Ficha Técnica

Título: A seleção
Título Original: The selection
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano de Lançamento: 2012
Páginas: 368
Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...

20 comentários:

  1. Olá!
    Eu também fui uma dessas pessoas que demorou horrores para ler A Seleção e eu nem sei porque, mas graças a Deus eu não peguei spoiler nenhum. A America é ótima, mas tinha vezes que me irritava profundamente hahahaha Espero para ver a sua resenha das continuações.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina. Logo, logo, eu posto a resenha dos outros livros. Que aliás, eu já li, e achei continuações maravilhosas.
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi!!

    Que bom que começou a ler, eu tenho minhas criticas pq eu não gosto dessa ideia de harém, mas ainda assim devorei os três livros rapidinhos, foi tipo viciante rs Vou esperar pra ler sua opinião sobre os outros tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi só melhorando a cada momento. Então as resenhas serão bem positivas sobre os próximos livros.

      Excluir
  3. Olá!
    Fico feliz por você ter lido mesmo tendo recebido vários spoilers.
    Quando li esse livro também tinha recebido vários e me surpreendi com a história. Achei legal essa espécie de disputa entre as meninas e curti muito o Aspen.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio spoilers, mas por alguma coisa, minha vontade de ler apenas aumentou. Gostei do Aspen também, mas me apeguei mais mesmo ao Maxon.

      Excluir
  4. Mulher eu ainda faço parte do grupo dos desatualizados e também já tomei um banho de spoilers as vezes sinto até como se já tivesse lido o livro kkkkkkk.
    Porém vou fazer a leitura ainda esse ano (é o máximo que posso prometer) espero gostar desse livro também não quero ser a diferentona.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler esse livro na livraria e em poucos minutos tinha lido várias páginas. acho que a escrita da Kiera é muito fluida e bem irresistivel, o que torna a leitura rapida e facil de acompanhar. Mas sabe quando você se satura da história só de ouvir falar? Na época dos lançamentos da trilogia era tanta gente que entrava na livraria atrás desses livros - e parece que não para nunca de ter resenhas na blogosfera, que parece que eu sei a história do inicio ao fim mesmo sem ter lido o livro inteiro...
    Não me entenda mal, acho que você levanta bons pontos na resenha e dá para ver que ele virou seu amorzinho, mas para mim... não rola!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiee Marco ^^
    Eu sou suspeita para falar dessa série. AMO! Uma coisa que eu acho incrível na Kiera é a narrativa dela. Mesmo quando o livro fica chatinho, sem ação (não é o caso deste, mas não vou falar qual é para não estragar a sua leitura), ainda assim a gente devora as páginas, porque a Kiera consegue prender o leitor! É impressionante! Eu espero que você goste dos outros livros, eu sei que gostei :)
    #TeamMaxonForever ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro... ahahahhah Claro que sim! :) Quem não conhece Seleção não e mesmo?? hehe Contudo, ainda anao li, ate porque estou a terminar outras sagas e series... Mas isso vai mudar em breve! A editora vai-me enviar o livro! :)

    Bem, eu acho ótimo que a escrita de Kiera seja assim tao boa e realmente ameia personalidade dela! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marco Antonio, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, você expôs muito bem sua opinião sobre o livro. Eu ainda não li A Seleção, acredita? Mas é uma das séries que mais estou louca pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    EU nunca li a Seleção e confesso que perdi um pouco a vontade de ler esses livros, já que eu já recebi todo tipo de Spoiler possível e já sei de muita coisa que acontece nos livros.
    Mesmo assim não é uma leitura que descarto totalmente já que eu amo distopias.
    Que bom que você gostou do livro! Caso eu leia futuramente espero gostar também.
    Boa leitura do 2° volume!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marco! Tudo bem?
    Já vi muitas resenhas sobre essa autora, muitos comentários nos grupos do face e de amigas que leram, mas eu não tenho vontade de ler essa série. Não despertou meu interesse. Até tentei, mas não foi! Só não sei dizer pq a leitura não me prendeu. Mas enfim, quem gosta tem que ler mesmo!
    Adorei sua resenha e percebi que o livro te cativou. Que bom, fico feliz, pena que comigo não aconteceu o mesmo!
    Curtindo e seguindo!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. A Seleção é minha saga favorita, amo a escrita da Kiera <3
    A América é mesmo uma personagem que todos deveriam conhecer e se apaixonar. O primeiro livro me prendeu tanto que acabei passando do ponto da escola uma vez. hahaha
    Eu não recebi tanto spoiler porque muitos não conheciam os livros ainda. Sobre o último livro (A Coroa) recebi vários, mas também já estou com o meu exemplar para começar a ler hoje.

    Imperfeito Universo

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    eu já quis muito ler a Seleção, mas atualmente não quero mais. Eu to sempre nesse limbo, porque leio uma resenha boa, me empolgo, dai leio uma negativa e desanimo. Um looping infinito. Acredito que a escrita da autora deve ser bem fluida mesmo, pelo gênero inclusive. Quem sabe eu leio né? Haha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eu também já li diversos spoilers, mas confesso que alguns nem lembro mais, então relevo. hahahaha xD
    Tenho os três primeiros na estante, acho que está na hora de iniciar a leitura, né? :P
    Eu adoro distopia, e essa trama me chamou bastante a atenção.
    Gostei de conferir sua resenha, me deixou bem empolgada pela história e personagem.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Impossível ler e não se encantar com esse livro, a autora tem uma capacidade de despertar no leitor uma profunda reflexão ao mesmo tempo em que faz sentir diversas emoções e no final ficar desejoso por mais! Você soube descrever e contar a história na medida certa, deu até uma vontade de reler a obra kk
    Beijos
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. trilogia é meu favorito, não gostei de a herdeira e não pretendo ler a coroa, apesar de ter gostado muito de a seleção, a elite, e a escolha, não gostei da protagonista de a herdeira e tornou a leitura arrastada e muito tedioso não estava feliz lendo aquilo.

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    A Seleção é um dos meus livros queridinhos da vida. Eu gosto muito da trilogia original, mas não me animei nem um pouco em ler os livros que falam sobre a filha dela. Enfim, Maxon é amorzinho e é um dos meus maridos literários da vida rsrs.

    ResponderExcluir
  17. MÁ OEEE! Já me indicaram muito esse livro, mas continuo sem muito interesse. Já não gosto de VER realities, ler um deve ser mais dificil ainda.Fico feliz que te tenha sido um livro arrebatador, há muito tempo não leio um que me deixa desse jeito kdgjfkgfdk infelizmente, acho que não serei um dos apaixonados pela America e repassarei a dica.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.